Cuidar da saúde durante o tempo frio

A chegada do outono e inverno inspira cuidados especiais para todos. Mais ainda nos tempos de pandemia que vivemos.

O tempo frio favorece a propagação de alguns vírus e bactérias. A covid19 é uma preocupação, mas não é a única, pois existem as habituais gripes e constipações, mais incidentes nesta altura do ano. Também se tornam mais frequentes os convívios em espaços fechados, o que favorece o contágio entre as pessoas.

De modo geral, estas infeções têm uma evolução favorável. Contudo em alguns casos podem complicar em sinusite, otite, pneumonia ou provocar um agravamento de doenças crónicas. São exemplos a insuficiência cardíaca, asma ou diabetes. Quem sofre destas doenças deve ter cuidados redobrados na prevenção de infeções nesta altura do ano.

O que podemos fazer para as prevenir?

  • Descanse, beba muita água, não fume, evite o stress e coma de forma equilibrada e diversificada. É importante ingerir quantidade suficiente de frutas e legumes para fornecer as vitaminas e antioxidantes necessários para o reforço do sistema imunitário;
  • Utilizar máscara nos locais em que é recomendada, especialmente em locais fechados com outras pessoas;
  • Lavar as mãos com bastante frequência;
  • Se tiver febre ou mal-estar geral, fique em casa para evitar o contágio;

Quanto à covid19, ao dia de hoje a vacina ainda não se encontra disponível para a população. A boa notícia é que a gripe tem vacina e é a melhor medida para se proteger desta infeção. A vacina antigripal é segura e tem poucos efeitos secundários. Pode produzir incómodo local, como dor no local da administração e, ocasionalmente, febre, cansaço ou dor muscular, que podem durar 1 ou 2 dias. Esta vacina está especialmente indicada nas seguintes pessoas:

  • Adultos com mais de 65 anos;
  • Mulheres grávidas ou que planeiam engravidar;
  • Residentes em lares de terceira idade;
  • Pessoas que tenham doenças crónicas: diabetes, bronquite, asma, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, ou qualquer doença que diminua as defesas;
  • Trabalhadores dos serviços públicos – profissionais de saúde, condutores de transportes, professores.

Quando deve consultar o seu médico de família?

  • Se pretende aconselhar-se sobre a vacina da gripe;
  • Se ainda não o fez este ano. É importante fazer uma consulta de rotina pelo menos uma vez ao ano para discutir medidas preventivas e fazer os rastreios necessários.

E se tiver sintomas?

No caso de se sentir doente, em especial se tiver tosse, febre, dificuldade respiratória, falta de ar, cansaço ou dor de garganta, deve contactar o SNS 24 para o número 808 24 24 24. Será aconselhado sobre o melhor local onde se dirigir para ser avaliado e as medidas a tomar conforme a situação.

Que o tempo frio traga coisas boas como chá à lareira, serões cobertos com mantas a assistir a filmes e acima de tudo, muita saúde!

Grata pela vossa atenção,

Mafalda Carvalheiro
Médica interna de Medicina Geral e Familiar

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *