Reiki no Bairro integra-se no Projeto Alquimia da Fraterna

Reiki no Bairro integra-se no Projeto Alquimia da Fraterna

Em Outubro abraçamos o projeto Alquimia, um projeto inserido num bairro social, com o objetivo de trabalhar as competências pessoais – autoconhecimento, resiliência, respeito pelo outro, tolerância e gestão de conflitos – facilitadoras da criação de pontos de equilíbrio na saúde psíquica e no bem-estar dos participantes.

Levamos até ao grupo de cerca de 20 pessoas, Reiki como terapia e filosofia de vida.

Este é um projeto com a duração de 2 anos, com 1 sessão semanal de 2 horas.

Todo o grupo está muito unido e entusiasmado. São pessoas com muita vontade de aprender mais, mas também é um excelente grupo de partilha de vivências.

A equipa é constituída por Sílvia Oliveira, Carlos Dias e Cátia Pereira.

Projeto Alquimia para o desenvolvimento de competências sociais

Ao integrar a equipe deste projeto alquimia, com pessoas do RSI, tinha um pouco de receio porque este grupo integrava pessoas seniores onde a maioria nunca tinham tido contacto com o Reiki, nem se quer tinham ouvido falar. Mas depois do primeiro contacto, este receio tornou-se num desafio para mim, onde todas as sessões eu tinha-me que superar para transmitir a Filosofia do Reiki, aprendendo também. Ao longo das sessões tornou-se um grupo onde a amizade, a boa disposição e a entrega ao Reiki e seus princípios era uma constante.  A maior recompensa para mim foi quando foram voluntários fazer Reiki a este grupo durante duas sessões, todos no grupo no fim da primeira sessão estavam diferentes mais serenos e perguntavam quando era a próxima. Alguns nos dias seguintes me abordavam e pediam para eu agradecer aos voluntários que lhes fizeram Reiki. O trabalha ainda esta no princípio, mas estou muito grato por fazer parte deste grupo, e contribuir para o bem-estar de todos.

Carlos Dias


O ano de 2021 trouxe-me esta agradável surpresa de participar num projeto de Reiki na Associação de Moradores da Conceição – Guimarães.

“Reiki, a arte secreta de convidar a felicidade”. É maravilhoso testemunhar a forma como este grupo abraçou o convite de participar nesta experiência, de aprender esta arte; mas é ainda mais maravilhoso testemunhar como convidam a felicidade. Trazem a sabedoria da vida, das suas vivências e experiências pessoais, mas também a abertura para a constante autodescoberta e autocuidado, num clima de entreajuda, bem estar geral e afetos positivos.

Estou a gostar muito desta experiência pessoal e profissional, neste grupo que me acolhe em todas as sessões com muito carinho, vontade de aprender e partilhar. “Estamos Unidos”, foi assim que se quiseram apelidar e eu fico muito honrada e feliz por fazer parte desta união.

Cátia Pereira

Testemunhos de alguns participantes

Está a ser muito bom.
Estou a levar muito a sério e está a fazer me muito bem.
A nível pessoal e a quem me rodeia.
Estou a tornar-me uma pessoa mais sensível e mais convicto.
A visão das coisas tem mais sentido.

Luis

Olá estou a gostar imenso, quando comecei estava um bocadinho cética por não saber ao que ia, pensei desistir, mas com a continuação fiquei mais calma mais relaxada e a enfrentar certos medos. Estou feliz…

Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *