As notícias da Ser

Porque é que a Língua Gestual é um superpoder?

Somos seres sociais e por isso, todos os dias sentimos a necessidade de comunicar. Nem sempre a comunicação com alguém tem que se revelar em algo extensivo ou difícil. Muitas vezes, comunicar e sentir que comunicam connosco, é obter resposta a um desejo de um “bons dias” que verbalizamos à entrada da pastelaria que escolhemos naquele dia para tomar o pequeno-almoço. Porém, algo tão simples como o exemplo em cima descrito, pode tornar-se algo complexo, quando nos deparamos com situações de urgência médicas onde não conseguimos estabelecer comunicação com o enfermeiro ou médico que se encontra disponível para nos ajudar. Será então a …
Ler mais…

Inicia a 7 de Junho o Curso gratuito da Autocompaixão em tempos de pandemia

De 7 a 26 de Junho, a Ser – Cooperativa de Solidariedade Social promove a formação gratuita para a Autocompaixão em tempos de pandemia. Ao longo de 21 dias pretende-se apoiar os participantes a encontrar e reforçar os seus conceitos e atitudes de autocompaixão, além da atitude compassiva pelos outros. O curso compreende ferramentas de desenvolvimento pessoal fundamentados na prática da Autocompaixão. É realizado um inquérito inicial e final para avaliar a mudança pessoal que o curso traz. Esta segunda edição do curso é destinada, gratuitamente, ao alunos da Cooperativa Ser, mediante o compromisso de presença nas aulas e preenchimento dos inquéritos iniciais e …
Ler mais…

Muito obrigado e uma oferta a todos os enfermeiros – Dia Internacional do Enfermeiro 2021

A 12 de Maio celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro, uma comemoração realizada todos os anos na data de nascimento de Florence Nightingale. Após um ano de trabalho esforçado em resultado da pandemia, toda a ajuda aos enfermeiros pode ser valiosa, na prevenção do burnout e manutenção da qualidade de vida. Assim, é com todo o gosto que ofereço o curso Aprender a Meditar, aberto a todos os enfermeiros, em Portugal e mesmo no Brasil. A aula será realizada no dia 22 de Maio, sábado às 21h00 de Portugal. A inscrição, gratuita, é feita através do seguinte formulário… Um enorme obrigado a todos vocês, por …
Ler mais…

Curso Aprender a Meditar para profissionais de Instituição de Apoio a Toxicodependentes

Nos dias 26 de Abril e 4 de Maio realizamos o Curso Aprender a Meditar para seis profissionais de uma instituição de apoio a toxicodependentes. O propósito principal foi o de auxiliar a cultivar os recursos internos que a meditação traz, para a gestão emocional e alívio do desgaste diário trazido pelas situações de impacte próprias da profissão. O grupo conseguiu ainda definir alguns dias de meditação em conjunto, à hora de almoço, o que é uma excelente iniciativa de interajuda e incentivo. Muito obrigado pelo vosso trabalho!!! O Curso Aprender a Meditar faz parte do projeto Entre Abraço.
Ler mais…

Integrative Oncology – um evento para a aproximação holística ao tratamento de pessoas com doença oncológica

A 17 de Maio a EUROCAM realizou um evento online intitulado “Integrative Oncology”, a aproximação holística ao tratamento do cancro, orientado pelo MEP – Interest Group on Integrative Medicine & Health, onde houve também a oportunidade de interação com membros do parlamento europeu. https://youtu.be/kD-R3AB_Bp8 Agenda Welcome words MEP Michèle Rivasi Introduction into Integrative cancer care and its evidence base Professor Dr Claudia Witt, Professor of Medicine. Director Institute for Complementary and Integrative Medicine, University Hospital of Zürich, Switzerland. Senior researcher Institute Social Medicine, Epidemiology and Health Economics, Charité University, Berlin, Germany. Integrative care for women with breast cancer Dr med Petra Voiss, …
Ler mais…

Curso Aprender a Meditar para profissionais de saúde do Hospital Dona Estefânia

Nos dias 5 e 12 de Abril de 2021, foi realizado, gratuitamente, o curso Aprender a Meditar a 10 profissionais do Hospital Dona Estefânia, para auxílio na gestão do stress e desgaste decorrente da prática profissional. A todos, o nosso agradecimento pelo vosso trabalho de cuidar. O Curso Aprender a Meditar faz parte do projeto Entre Abraço.
Ler mais…

Curso aprender a meditar para profissionais de saúde do Hospital de Portimão

Nos dias 17 e 24 de Março de 2021, realizamos o curso Aprender a Meditar para 10 profissionais de saúde do Hospital de Portimão, como forma a auxiliar a gestão do stress e identificação de recursos internos para a sua autopercepção e bem-estar. O nosso imenso obrigado ao esforço diário destes profissionais por cuidarem de todos nós. O Curso Aprender a Meditar faz parte do projeto Entre Abraço.
Ler mais…

Curso Aprender a Meditar para Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Nos dias 15 e 22 de Março de 2021, oferecemos o Curso Aprender a Meditar a 12 colaboradores do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, no sentido de apoiar a sua gestão emocional e alívio do stress, promovendo recursos internos para a manutenção da saúde mental. Muito obrigado a todos pelo vosso serviço de ensino, principalmente em tempos tão exigentes. O Curso Aprender a Meditar faz parte do projeto Entre Abraço.
Ler mais…

Inicia a 1 de Março o Curso gratuito da Autocompaixão em tempos de pandemia

De 1 a 21 de Março, a Ser – Cooperativa de Solidariedade Social promove a formação gratuita para a Autocompaixão em tempos de pandemia que conta com 50 inscrições. Ao longo de 21 dias pretende-se apoiar os participantes a encontrar e reforçar os seus conceitos e atitudes de autocompaixão, além da atitude compassiva pelos outros. O curso compreende ferramentas de desenvolvimento pessoal fundamentados na prática da Autocompaixão. É realizado um inquérito inicial e final para avaliar a mudança pessoal que o curso traz. Este curso tem a participação e colaboração de João Magalhães, Sílvia Oliveira, Nuno Pereira e Ana Rita Novais. Esta iniciativa surge …
Ler mais…

Curso Aprender a Meditar para a Comissão Social de Freguesia da Mina de Água

Nos dias 18 e 25 de Fevereiro realizamos o Curso Aprender a Meditar, gratuitamente, para 6 colaboradoras de instituições e Junta de Freguesia. Este curso foi uma forma de auxiliar aqueles que tanto contribuem positivamente para a comunidade na Amadora, principalmente neste tempo exigente. Agradecemos imenso o apoio da Drª Rute Julião, da Junta de Freguesia da Mina de Água. Este projeto foi parte das atividades da Amadora Compassiva. O Curso Aprender a Meditar faz parte do projeto Entre Abraço.
Ler mais…

Cinco conselhos de Pema Chodron para quando estamos a morrer

Deirdre Blomfield-Brown adotou o nome de Pema Chodron ao tornar-se monja budista e nos seus vários ensinamentos sobre budismo, a prática de meditação e contemplação, ela partilha cinco práticas para quando estamos a morrer. Os cinco conselhos para quando estamos a morrer Estes cinco conselhos estão fundamentados nas cinco forças do Lojong, o treino da mente. Naturalmente este é um convite a observá-los enquanto estamos vivos. Eles falam sobre o entendimento da impermanência na vida, a nossa capacidade de compaixão e desapego. O morrer é como um deixar fluir. O rio encontra-se com o oceano. 1 – Uma forte determinação Abre-te e deixa ir …
Ler mais…

Aprender a meditar para crianças, também ajuda os pais em casa

Nos dias 3 e 10 de Fevereiro realizamos o Curso Aprender a Meditar para crianças, com a participação dos pais também. Ao todo participaram 12 mães e 15 crianças. O propósito deste curso foi ajudar as crianças a criarem momentos para se tranquilizarem e sentirem bem. Da mesma forma, estando bem as crianças, também a família estará com mais recursos para a harmonia de todos. Alguns desenhos das crianças que participaram no Curso Aprender a Meditar
Ler mais…

Curso Aprender a Meditar para Assistentes Sociais da Câmara Municipal da Amadora

Nos dias 11 e 18 de Janeiro de 2021 realizou-se o curso Aprender a Meditar para 4 assistentes sociais da Câmara Municipal da Amadora. Aprender a Meditar é descobrir recursos internos para gestão do stress, fruto das exigências diárias e dos efeitos sociais da pandemia. Este curso pretendeu ser uma retribuição de agradecimento ao trabalho essencial da Ação Social para a comunidade. O Curso Aprender a Meditar faz parte do projeto Entre Abraço.
Ler mais…

Curso Aprender a Meditar para colaboradores da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação da Amadora

Nos dias 7 e 14 de Janeiro disponibilizámos o curso Aprender a Meditar a 7 colaboradores da Cruz Vermelha Portuguesa, com o intuito de auxiliar na gestão emocional, gestão do stress e dotação de recursos internos para lidar com as presentes condições da pandemia. A nossa gratidão à Cruz Vermelha Portuguesa, delegação da Amadora pelo trabalho que faz na comunidade e pela comunidade. O Curso Aprender a Meditar faz parte do projeto Entre Abraço.
Ler mais…

Estudo demonstra os benefícios da autocompaixão na saúde

A revista Health Psycology Review de 2019, publicou um estudo de Wendy Phillips e Donald Hine sobre a Autocompaixão, saúde física e comportamento na saúde: uma meta análise. Neste estudo encontramos indicadores que indivíduos com maior autocompaixão são os mais prováveis de terem uma melhor saúde no geral, menos sintomas físicos, uma melhor função do sistema imunitário, menos hormonas de stress, um melhor metabolismo e saúde cardiovascular. Num aspeto particular, a autocompaixão está associada com uma melhoria do sono, assim como um melhor funcionamento do sistema imunitário, ambos reforçados pela capacidade de responder adaptativamente ao stress quando este surge. Podes ler o PDF …
Ler mais…

Ser em Tradição, jovens apoiaram o comércio local com criação e colagem de cartazes em vitrines

A 17 de Dezembro, os jovens alunos da CISAVE estiveram a colocar em lojas de comércio tradicional de Guimarães os autocolantes do projeto Ser em Tradição. Em Fafe, foram distribuídos no comércio tradicional autocolantes com frases pelos alunos da Escola Profissional de Fafe. No dia 18 de Dezembro e dias seguintes, foram os jovens da Casa da Juventude e PROFITECLA a colocar também no Comércio Local de Guimarães. As cidades principais foram Fafe e Guimarães, mas também foram colocadas frases em lojas de Felgueiras e Vizela. Em Janeiro seguirá também para Lousada e outras cidades. Ao todo foram colocado cerca de 200 cartazes. Este …
Ler mais…

Segunda entrega de brinquedos à Associação Status Crucial

A 17 de Dezembro procedemos a uma segunda entrega de brinquedos, com o apoio da LinQUE, para a Associação Status Crucial, que entrega às crianças do Bairro das Sapateiras. O nosso muito obrigado a todos e à Soraya Cordeiro, pelo dinamismo e apoio da comunidade. Esta iniciativa faz parte do projeto Ser Contigo, inserido na Amadora Compassiva.
Ler mais…

Entrega de alimentos para a Comissão Social de Freguesia da Mina de Água

A 18 de Dezembro procedemos à entrega de alimentos à Drª Rute Julião, da Comissão Social de Freguesia da Mina de Água, uma iniciativa da Cooperativa Ser e da LinQUE, dentro do âmbito do projeto Amadora Compassiva. O nosso muito obrigado a todos os alunos, em especial à turma de Gokukaiden que organizou recolhas. Esta iniciativa faz parte do projeto Ser Contigo e foi realizada dentro do âmbito da Amadora Compassiva.
Ler mais…
1 2